Criação e uso de jogos digitais: hora de brincar ou de aprender?
Este blog foi criado para fomentar a discussão sobre o uso de jogos na educação, unindo o lúdico ao aprendizado.
Para muitos o ato de brincar não se conjuga ao de aprender. Os jogos são exemplos de ferramentas discriminadas por alguns educadores e por isso são pouco explorados. Contrariando essa corrente esse blog busca oferecer caminhos e possibilidades para todos os profissionais da educação. Desse modo, sugerimos leituras sobre a temática, além de boas opções para se aprender brincando.
E então, aceita o desafio de aprender brincando?
O uso de tecnologias de informação e comunicação no campo da educação pode trazer benefícios para o ensino e aprendizagem, sendo ainda uma atração desafiante para crianças nessa etapa, apontando possibilidades de ser um rico instrumento para a construção do conhecimento. Vimos ao longo do curso de Pedagogia, principalmente nas aulas de Educação Infantil e Estágio, que a maior parte do tempo na infância é dedicada ao jogo e as brincadeiras. E no mercado digital surge cada vez mais e mais jogos educativos, eles estão associados à função lúdica, os mesmos tendem a potencializar os conceitos, fazer com que os conteúdos sejam visualizados de forma clara e desenvolver as habilidades naturais da criança, propiciando um ambiente de aprendizagem rico, complexo e claro extremamente divertido.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAdorei a proposta do blog, pois a criança deve ter oportunidade de vivenciar situações ricas e desafiadoras, as quais são proporcionadas pela utilização dos jogos como recurso pedagógico. Pois o uso dos jogos trouxe transformações significativas, fazendo com que a aprendizagem se tornasse divertida. Vejo que a atividade lúdica mais trabalhada atualmente nas escolas pelos professores é o jogo, principalmente nas salas de aula. Sendo importante dizer que a palavra "jogo" foi utilizada para se referir ao "brincar", se tratando de forma lúdica, levando em conta que o indivíduo não apenas se diverte jogando, mas também aprende.
ResponderExcluirRoselaine Goulart.